O HOMEM MÉDIO
Me acontece cada uma. Veio um amigo antigo, ele esperava encontrar-me esquecido do que fui no passado. Esclareço: estive doente da alma. E ele trouxe de presente a mim um texto encadernado, que eu li. Achei mal escrito. E pensei comigo: me encontrar tal e qual eu era, eu mesmo sei que mudei muito. Mas ele esperava me encontrar como um maluco. Na juventude a gente erra. O que observei foi a má vontade dele em me conceder o perdão. Mas considerando a palavra perdão, ela é muito mal entendida pelos homens que conheço, os homens que chegaram comigo ao século XXI. Então me decidi: porque não vão todos eles ler mais para escrever. Digo isto porque eu passei a vida lendo para escrever. E firme estou aqui, escrevendo e publicando.
Agora me ouvir nenhum dos que me acusam querem. Então transformo esta surdez que acontece da parte dos meus ex-amigos, em assunto deste meu dia de hoje. O auxilio que me vem é da minha família. E eu, que para alguns dei força, recebi muita ingratidão de volta. E até aqui só me desabafei.
Mas chega de falar de quem não merece a minha atenção. E vou falar de mim, eu que sou um homem médio. O homem médio é um homem que sobrevive ou não neste mundo competitivo. Eu nem gosto de competir. E aprendi um pouco de inglês, mas depois pensei: para que aprender a ler e escrever em inglês? Me responderam há muito tempo: para subir na vida. Uma mulher que enfrentou a vida moderna com muito garbo, competência e honestidade, me disse:
- Quanto mais alto se sobe, maior é o tombo.
Ela era minha mãe. E disse também;
- Mereça o respeito das pessoas.
E quando eu já cansado abandonei o mundo do trabalho, foi ela quem me abraçou dando-me as boas vindas. O lado material de que preciso para subsistir hoje, é suprimido por uma pensão que ela me deixou. Claro para merecer esta pensão eu fui submetido a exames médicos. E aqui estou. Tenho conhecidos hoje e lá estão eles trabalhando. Melhor ter conhecidos do que falsos amigos. E os conhecidos que tenho são boas pessoas. Mas amigos mesmo são meus irmãos de sangue. E tenho dito. E que Deus me abençoe.
Comentários
Postar um comentário