CIVILIZAÇÃO
Uma vez eu me vi conversando com um jovem médico. Ele viera para Moeda a fim de servir no posto médico daqui. E lá trabalhava. O assunto caiu na literatura. E ele me disse:
- Um dos maiorais da Literatura é de lá.
E me falou o nome do escritor. Eu reconheci o nome. Constava realmente no mundo das letras. Estou aqui agora tentando me lembrar de quem é. E me falha a memória. Tudo isso porque eu perguntei a ele:
- E lá é realmente far-west?
Ele me disse que sim. Eu tremi dentro de mim mesmo. É engraçado que existam coisas assim. E fiz a consulta médica que fora fazer. E voltei para casa. Do jovem médico eu não posso me queixar. Ele foi muito atencioso e os remédios que me receitou acertaram.
Eu foi porque não perguntei a ele onde ele se formara. Certamente em alguma das nossas boas escolas de medicina. Que Minas Gerais as tem.
Esqueço-me portanto daquele triângulo mineiro de onde viera o jovem médico. E é até bom eu me esquecer, a conversa que tive com ele foi há muitos anos. Vai ver lá já se civilizou. Porque o jovem médico sendo de lá foi até muito educado.
E boa educação é civilização. Claro que é. E a do triângulo mineiro, de qualquer maneira já tem voz ativa. Basta ver que nos deu o jovem médico de lá.
Comentários
Postar um comentário