PRECISO LER MAIS
Realmente preciso ler mais. Olho os livros na minha estante, são inúmeros. E, por que os tenho? Querem uma resposta sincera? Lá vai: é porque os livros para mim são alimento do espírito. E são escritos por pessoas que dedicaram parte do seu tempo para nos dizer algo. Agora se esse algo é válido ou não, nós mesmos é que devemos saber. E é lendo que vamos tendo nossa paternidade espiritual.
Eu não vou dizer aqui quem é meu pai espiritual. Que vim foi para reclamar de um fenômeno que está acontecendo nas letras. Quiçá eu esteja enganado. Mas é que escritores e escritoras estão escrevendo o que bem entendem. Não é esta uma condenação moral, nem de identidade. Não é nem mesmo uma condenação. Eu estive lendo uma antologia de que participei e sai da leitura com uma péssima impressão. Não sou nenhum número um das letras. Quanto menos de Filosofia.
Mas estou preferindo ler os velhos autores, alguns até já falecidos, tanto que não podem se pronunciar. Mas existem escritores e escritoras que vieram antes de mim que, para mim, ainda têm o que dizer. Mesmo os que fisicamente faleceram, o que me importa neles é o que deixaram escrito. Por isso, preciso ler mais, mas sem a pretensão de ser erudito. Reler, por exemplo, o velho Machado de Assis. E ver a seu uso da nossa língua. Que é onde o mestre tem muito a nos ensinar. Que Deus me ajude, e tenho dito.
Comentários
Postar um comentário