SEJAMOS ARTISTAS
Hoje, quando prendemos a atenção alheia através do que fazemos nos nossos textos, textos escritos por nós, nos chamam de criativos. Uma estudiosa do assunto disse ser a criatividade uma maneira de dar forma a. Normalmente os escritores vão dando forma a seus textos até finalizarem, ou seja, esgotarem o que têm de dizer a respeito do que escrevem. Há os escritores que encantam à primeira leitura. Há aqueles que escrevem apresentando um pouco mais de dificuldade na leitura.
Mas, muito antes de eu começar a escrever, eu me lembrava de uma lição. A de que os verdadeiros mestres na arte de escrever são os que conseguem o máximo de simplicidade na escrita. Tive até um professor de Literatura que disse serem gênios os que atingem o máximo de simplicidade. Que estes, às vezes, começam suas carreiras enfrentando toda sorte de dificuldade no escrever.
Eu quando fazia meus rascunhos, acabava por rasgá-los todos. Achava-os ruins. E deviam ser mesmo. Porque muitos textos de autores publicados que eram considerados menores pela crítica, me encantavam. Mesmo hoje eu dificilmente considero algum texto de um par meu menor. Penso até que isso não existe. Já me informaram das malícias dos críticos. Eu esqueci essas malícias. E leio os textos que posso apreciando-os e encantando-me com eles.
É que aprendi muito mais sobre a escrita. É que existem escritores e escritores. E cada um quer que seu texto diga isso ou aquilo. E como têm que ser originais por obrigação, acabam eles o sendo naturalmente. Eles, os escritores a quem chamamos de mestres, engatam as palavras que lhes darão um estilo próprio, e oh! surgirão belezas criativas com as palavras.
Claro, se quem escreve, quer escrever artisticamente, isto é, literariamente, deverá dar forma literária ao que escreve. É para isso que se recomenda leitura e exercício antes de exibir sua arte. E os escritores artistas que são, terão que perseguir a criatividade, que vai além do dar forma.
Comentários
Postar um comentário