A ARTE É NECESSÁRIA?

Andava eu um pouco aereamente pelas ruas, pensando, procurando focar nalgum assunto. E me veio à mente a palavra arte. Pensei eu, eram tempos duros, eu estava empregado e insatisfeito, e queria fazer alguma arte. Claro, naqueles tempos uma pessoa como eu alcançar a pequena fama de artista era algo difícil. A arte com que eu mais me familiarizara até ali era a arte da palavra. Venci alguns concursos literários, isto é verdade. Mas conseguir um espaço onde eu pudesse me mover mais à vontade, isto é que era difícil.

Mas, eis que estou aqui. E escrevendo. E hoje pensei em outra coisa. Pensei que a arte é necessária. E como foi que eu cheguei até aí? Nada difícil. Li que a poesia tem uma função social. Estava lá escrito num artigo de um poeta de antanho. Mas, só a poesia tem uma função social? Eu considero que não. 

Vamos falar um pouco sobre a música. Uma pessoa chega de mau humor em casa e coloca um disco na vitrola. Se demora ali um pouco ouvindo a música. Num instante está cantalorando. E não houve uma transformação na psique da pessoa? Claro que houve. O mesmo pode acontecer com os amantes da poesia, da pintura, do cinema de humor, etc.

E não é que a arte é necessária? Para mim bastam estas palavras e está demonstrado que a arte é necessária. Considerando que considero estas palavras minhas aqui como uma curta conversa. E me dá licença que vou até a estante pegar um livro de poesias.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CONFORTO DA ALMA

SEM ASSUNTO

NOME LITERÁRIO